sábado, 22 de dezembro de 2007

Recomendamos a leitura

A revista Você S/A, edição de dezembro de 2007, apresenta nas páginas 34 e 35, matéria sobre Preservação e lucro.

Recomendo a leitura aos profissionais que atuam na área ambiental, sustentabilidade e geração de negócios.

Boa leitura!

Identificação dos requisitos legais

Um dos requisitos para implantação das normas ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança) é a identificação dos requisitos legais. Ocorre que diante de farta legislação acerca do tema, não tem sido tarefa fácil para as empresas que buscam a certificação a identificação desses requisitos.

Diante disso, empresas especializadas na identificação e avaliação dos requisitos legais oferecem consultoria. Vale destacar, que algumas empresas vendem softwares que são atualizados constantemente, permitindo ao emprendedor ter o acompanhamento contínuo da legislação aplicável ao seu negócio.

Importante que as empresas que estão buscando a certificação, contratem consultorias especializadas, normalmente composta por advogados especialistas em assuntos regulatórios de meio ambiente, saúde e segurança.

Podemos observar que empresas menores não contratam especialistas diante de poucos recursos e dos preços cobrados pelas consultorias. Assim, profissionais sem o devido preparo técnico oferecem serviços de qualidade duvidosa, comprometendo a certificação do empreendedor nas auditorias externas.

É fundamental que o item requisito legal seja tratado com especial atenção, pois é exigência mínima para uma empresa obter o selo das normas ISO ou OHSAS.

Cabe agora as empresas que oferecem tal serviço avaliar a oferta de consultoria e possibilitar que pequenas empresas possam contratar os seus serviços.

Só teremos sistemas de gestão forte com a prestação de serviços de qualidade e o tema atendimento a legislação sendo levado a sério.

Prêmio Pólo de SSMA

O Prêmio Pólo de SSMA aplicado no pólo petroquímico de Camaçari demonstra importante evolução na prevenção de acidentes, promoção da saúde e preservação do meio ambiente. A cada ano o protocolo aplicado nas auditorias vem sendo aprimorado com base nas melhores práticas de gestão de SSMA e atendimento a legislação brasileira.

A implantação dos requisitos exigidos no guia de auditoria é um importante passo para um sistema de gestão sólido e perene.

Fato a ser destacado é que o protocolo tem a participação dos profissionais que atuam no complexo industrial de Camaçari.

A boa prática deve ser divulgada em outros complexos industriais o que vai definitivamente credenciar o Prêmio Pólo de SSMA como modelo de excelência na gestão de saúde, segurança e meio ambiente.

Bem vindos

Olá pessoal! No nosso blog discutiremos assuntos relacionados ao mundo jurídico e corporativo.

Debateremos sobre legislação, assuntos regulatórios de saúde ocupacional, segurança do trabalho e meio ambiente, sistemas de gestão, normas ISO e OHSAS.

Além disso, em parceria com a Dra. Maria de Fátima (nutricionista) apresentaremos dicas de saúde.

Conto com a participação de vocês.

Um forte abraço,

Deiviti Lopes

:: Sua Saúde - Dra. Maria de Fátima ::

Em Breve...

:: Questões Exame de Ordem ::

Em breve...

:: Entendimento dos Tribunais ::

Em Breve...

:: Cinema ::

Em breve...