quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Lopes: Pioneiro do mergulho na Bahia



Na tarde de 26/08/08, Antonio Cardoso Lopes, mais conhecido como Lopes,se foi. Conhecido no mundo náutico como um dos pioneiros do mergulho na Bahia,Lopes tinha paixão pelas coisas do mar, pela engenharia náutica e pelos avanços tecnológicos. Duas coisas que gostava de conversar: a possibilidade do homem em conhecer e descobrir as profundesas do oceano e a certeza que em breve o homem visitará outros planetas como visita o mar.

Quando trabalhava, dedicava horas embaixo d´água realizando suas ativides de mergulho profissional, o que mais espantava seus companheiros era sua capacidade de não sentir frio, ficava horas debaixo d´água, muitas vezes apenas de sunga e jamais reclamava do frio.

Dedicado a familia e a sua atividade profissional, sempre foi admirado, tinha como principal característica a paciência e acreditava sempre que as pessoas merecia uma oportunidade.

Começou a mergulhar em 1954 utilizando escafandro, acompanhou os diversos avanços do mundo náutico,realizou atividades de grande porte na Bahia e fora dela.

O amigo e companheiro de mergulho de muitos anos, o Engenheiro Dortas se intitu-la aprendiz do velho Lopes, destacando sempre o companheirismo e capacidade profissional do amigo. Destaco, como neto, a admiração de meu avó pelo amigo Dortas que sempre o visitava.

Em maio de 2005, no Centro Náutico da Bahia (hoje chamado de Terminal Turístico) foi homenageado por amigos e autoridades, que reconheceram a competência e dedicação de Antonio Cardoso Lopes pelos bons serviços prestados ao mergulho e ao Brasil. Nesse evento, o velho mergulhador contou suas histórias de 50 anos de mergulho.

Apesar da idade avançada, mantinha-se sempre atualizado, lendo revistas, jornais e livros, a leitura era uma das atividades preferidas do velho mergulhador.O engraçado é que passou a ser leitor fiel da revista Consulex, publicação dedicada ao mundo jurídico e após as leituras me perguntava: você já leu aquela matéria?

É, assim era Lopes, curioso, dedicado, vindo do interior venceu as barreiras da vida, construiu uma família sólida, brilhou no mundo profissional, fez vários amigos e deixou seu exemplo para filha e netos.

O exemplo dele nos deixa orgulhosos, tanto como profissional, como pai/avó de família,pois sempre estava disposto a ajudar, a contribuir.

A sua partida nos deixa muitas saudades, as conversas, a discussão sobre o rumo político do país, a sua fé em Lula na presidência, mas o que fica e sempre ficará são as lembranças dos ensinamentos, do exemplo, da dedicação e da fé, caracterísiticas marcante do avó e amigo.

O velho Lopes deixará muitas saudades!!!Vá em paz, o senhor sempre estará em nossas lembranças!!

Deiviti Lopes

Indico a ler mais sobre Lopes e a homenagem feita a ele visitando o site Nectonsub

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu avô, era um grande homem! Que privilégio de conhecê-lo.

Braço e lembranças a família.

:: Sua Saúde - Dra. Maria de Fátima ::

Em Breve...

:: Questões Exame de Ordem ::

Em breve...

:: Entendimento dos Tribunais ::

Em Breve...

:: Cinema ::

Em breve...