segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Identificação dos riscos no ambiente laboral

Um bom sistema de gestão de saúde e segurança (SSO) necessita definir a técnica ou ferramenta de identificação dos riscos no ambiente laboral.

A ferramenta deve permitir que todos os colaboradores possam utilizá-la de forma fácil e prática, permitindo que sejam implantadas ações de controle e minimização dos riscos no ambiente laboral.

Comumente chamada de "matrizes", a ferramenta de identificação determina os perigos e o risco associado, após isso verifica-se a frequência, severidade e magnitude do dano e estabelece os controles existentes para o perigo em análise.

Algumas matrizes adotam a citação da legislação aplicável ao perigo, outras preferem remeter ao sistema específico de controle da legislação.

Após mapear todas as tarefas e definir o que é significativo ou não, define-se um plano de ação para implantação de melhorias ou mudança de patamar do risco identificado.

Um erro comum cometido por alguns é após o mapeamento dos riscos, não manter a dinâmica que a ferramenta exige, pois as atividades mudam, as pessoas são substituídas e novos riscos podem surgir.

Assim, a ferramenta de identificação dos riscos precisa cumprir o seu real papel que é a identificação efetiva dos riscos no ambiente de trabalho.

O principal objetivo de sistema de gestão é a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi, Deiviti Lopes, bom sou estudante do curso Tecnico em Segurança do Trabalho, na faculdade FAMA, em São Luis-MA, e estou precisando da sua ajuda soubre uma pesquisa, queria um texto base "A IMPORTANCIA DA ANALISE DE RISCO EM UM AMBIENTE LABORAL", agradeceria muito se me ajudar... e o seu texto "Identificação dos riscos no ambiente laboral" esta otimo e me ajudou muito na faculdade, o meu email é: jeca_nathy@hotmail.com
me ajude, quem ler este comentario se quiser pode ajudar tambem.

:: Sua Saúde - Dra. Maria de Fátima ::

Em Breve...

:: Questões Exame de Ordem ::

Em breve...

:: Entendimento dos Tribunais ::

Em Breve...

:: Cinema ::

Em breve...